quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Marcos Sacramento!

O cantor e compositor Marcos Sacramento interpreta clássicos e novidades do samba hoje à noite, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Apesar de seus álbuns serem pautados pelo repertório do samba, apesar de conduzir seus arranjos em torno do respeito à tradição do ritmo, o cantor e compositor Marcos Sacramento considera-se longe de pertencer ao universo desta linguagem. Ele ressalta que, com todo o respeito devido ao samba, sua música não se integra ao contexto dos bambas. “Me sinto distante de comportamentos do tal ‘mundo do samba’. Jamais fiz parte deste mundo, por desinteresse e também pelo desinteresse do mundo do samba em relação a meu trabalho. Existem diferenças de meus traços comportamentais em relação aos estereótipos do samba, que existem de fato”, escancara o cantor, referindo-se a caracaterísticas como o timbre cheio de nuances de sua voz.
A praia, então, estaria mais próxima ao que se convenciona chamar de Música Popular Brasileira. Nadar contra a corrente, se for preciso. Foi assim que Sacramento subverteu fronteiras, em favor da criação da sua própria personalidade musical. Mesmo apresentando um formato pautado pela melhor tradição do samba dos anos 30 a 50, ele pouco a pouco vem afirmando uma produção mais contemporânea, em grande parte na companhia do violonista Luiz Flávio Alcofra, um de seus companheiros na noite de hoje, que terá também o caprichoso 7 cordas de Rogério Caetano e ainda o pandeiro e o cajón de Netinho Albuquerque.
“É uma formação enxuta, sem naipe de sopros que tem no disco, mas parece que tem 30 músicos. Você sabe que a realidade é outra, pra viajar com nove músicos tem que ser um Zeca Pagodinho. Mas você acaba tendo surpresas agradáveis: essa formação com estes violões no caso deles, explodiu um negócio, parece uma orquestra tocando. E o Netinho, tem uma levada... Fico feliz de mostrar meu trabalho de novo aí, não é uma formação light, ela tem pegada, sem timidez”. É o que conferiu ontem o público da Mostra Sesc Cariri.

Mais informações:Show do cantor e compositor Marcos Sacramento e grupo. Hoje, 21h, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Contato: (85) 3488-8610.

Um comentário:

David Gouveia disse...

Nao sei se vc foi ao show do Marcos Sacramento, mas foi um fiasco. Deixa eu explicar: Nada por causa do talento inabalavel do Marcos Sacramento mas por causa de uma pane na mesa de som que impossibilitou o artista de prosseguir com a apresentação interrompida na treceira música- ultimo desejo( Noel Rosa). Quem foi ficou com aquele gosto de picolé de chuchu na boca. Muito desagradavel. Uma pena. Mas ainda sou pelo sagrado Sacramento. Parabens pelo blog.